terça-feira, 3 de março de 2009


Por que imigrantes qualificados
estão deixando os EUA?

Uma nova pesquisa mostra que trabalhadores imigrantes altamente especializados estão voltando para seus países de origem, onde têm mais perspectivas de uma carreira brilhante e melhor qualidade de vida.

A debandada desta mão-de-obra imigrante bastante qualificada, conhecidos como H1-B por causa do tipo de visto que eles têm, mostra que os EUA já não são mais o único país das oportunidades. As dificuldades impostas aos profissionais altamente especializados que desejam entrar e trabalhar nos EUA são imensas, e ao longo do tempo muitos deles preferiram ir para países com a economia em franco crescimento, como Índia e China.

Apesar de representarem apenas 12% da população norte-americana, os imigrantes começaram 52% das empresas de tecnologia do Vale do Silício, contribuíram para mais de 25% das patentes globais registradas pelos EUA, e representam 47% dos trabalhadores das áreas de ciência e engenharia que têm PhD.

Minha opinião (*) - Lembrem-se que nos países ricos o I.D.H. é alto, a qualidade e expectativa de vida são altas e o C.V. lento; e as medidas a serem tomadas são:

  • incentivo a natalidade;
  • imigração seletiva (recurso humano qualificado, culto e com money pra investir);
  • aumento da carga tributária;
  • reforma previdenciária (envelhecimento crescente da população).
(*) Júlio Henrique Campos, futuro cientista social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário